Sobre

 

"O desenvolvimento humano só existirá se a sociedade civil afirmar cinco pontos fundamentais: igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade." [ Betinho ]

 

FOTOS PRÓ RIO é uma ação solidária articulada pelo FotoRio, Villa Aymoré, Ateliê Oriente e Retrato Espaço Cultural que visa a apoiar financeiramente as instituições sociais sem fins lucrativos atuando em áreas carentes do Rio de Janeiro Jongo da Serrinha,  Redes da Maré e  Solar Meninos de Luz, além de  fotógrafos e artistas visuais em dificuldade financeira em razão da pandemia. 

O lançamento foi no dia internacional da fotografia - 19 de agosto e ficará ativo até o dia 19 de outubro.

O FOTOS PRÓ RIO, a exemplo de outras realizadas em cidades e estados brasileiros consiste em convidar fotógrafos e artistas visuais a cederem uma imagem – a ser impressa em processo de jato de tinta “fine art” dentro de um formato 20x30cm - que será vendida através do site do projeto pelo valor padrão de R$ 180,00, independemente de quem seja o(a) autor(a).  Deste valor, o(a) autor(a) pode optar entre doar a quantia integral, 50% ou ficar com o total da venda, descontados os custos. As impressões digitais fine art levarão um selo exclusivo do projeto e serão acompanhadas de um certificado de autoria.

Os autores que participam do projeto foram escolhidos a partir de indicação de curadores convidados, assim como fotógrafos, pesquisadores e colecionadores de todas as regiões do país e residentes no exterior. No total são mais de 80 curadores e mais de 400  artistas que aderiram a iniciativa que reuniu  imagens fortes nos diversos tipos de fotografia, de estilos e de tendências. Coube a cada curador indicar cinco autores – fotógrafos ou artistas visuais que se expressam através da fotografia - e decidir com cada um a imagem que será disponibilizada. Os curadores também colaboram com uma imagem de sua autoria. As instituições parceiras também convidaram artistas a se juntarem às feitas pelos curadores e curadoras.

O FOTOS PRÓ RIO tem como premissa central a união de artistas/fotografxs em prol de uma ação solidária urgente, seja o autor ou autora da imagem alguém consagrado ou um artista invisibilizado ou em início de carreira. Todos igualmente comprometidos em mitigar os efeitos perversos da pandemia de coronavírus.

Organizadores
Gabriela Davies (Galeria Aymoré)
Kitty Paranaguá (Ateliê Oriente)
Lucas Albuquerque (Galeria Aymoré)
Milton Guran (FotoRio)
Nana Moraes (Retrato Espaço Cultural)

Paulo Marcos (Ateliê Oriente)
Thomas Valentin (FotoRio)

Identidade Visual e site
Lucas Albuquerque

Mídias Sociais
Mari Cecchini
Marta Rosas

Assessoria de imprensa
Anna Aciolly

Administrativo
Gabriela Davies
Thomas Valentin

Contato
fotosprorio@gmail.com

português pt